terça-feira, 20 de agosto de 2013

Diagnóstico pela língua Parte III

Saburra da Língua

A saburra da língua é o reflexo do funcionamento do Estômago que tem como função purefazer e amadurecer os alimentos durante o processo de digestão, uma pequena quantidade de “fluídos túrbidos” escapa para cima e alcança a língua sob a forma de saburra. Sendo assim, a presença de uma saburra fina (pode-se ver o corpo da língua através dela) e branca indica o funcionamento normal do Qi do Estômago.
Vale ressaltar, que a saburra é mais espessa na raiz da língua e mais fina em direção a ponta e que a saburra não se estende até o fim das bordas da língua.
Significado clínico da saburra da Língua= estado dos órgãos Yang em especial Estômago, condições de deficiência ou de excesso , de calor ou de frio.
A saburra da língua pode mudar mais rapidamente que a cor do corpo da língua.


Saburra com ou sem Raiz:
A saburra com raiz é como grama cortada uniformemente em todo o solo, já a sem raiz equivale a grama cortada espalhada em solo árido, parece que foi colocada sobre a superfície da língua invés de estar saindo dela como é o caso da saburra com raiz.

Saburra com raiz e fina
Qi do Estômago saudável
Saburra com raiz e espessa
fator patogênico forte, Qi do Estômago ainda forte
Saburra sem raiz e fina
Qi do Estômago enfraquecido
Saburra sem raiz e espessa
fator patogênico forte, Qi do Estômago enfraquecido

Espessura da saburra:

Normal
percebe-se o corpo da língua através dela

Espessa
corpo da língua não pode ser visto através dela,a espessura caracteriza a força do fator patogênico e é diretamente proporcional ( mais espessa mais forte Fator patogênico)


Distribuição da Saburra: 
A saburra da língua nunca se estende até a pontinha da língua ou até o final das bordas da língua.

Saburra espessa no centro
presença de fator patogênico (frio, calor, umidade ou fleuma) no Estômago
Saburra espessa na raiz
presença de fator patogênico na bexiga ou nos intestinos
Fator patogênico em VB= saburra unilateral ou bilateral

Umidade da Saburra:

Saburra seca
Calor ou deficiência Yin
Saburra muito úmida
deficiência grave do Yang

Texturas  patológicas da saburra:

Pegajosa, oleosa ou gordurosa
Apresenta-se oleosa mas é áspera e as papilas individuais ainda podem ser vistas. A saburra pegajosa é extremamente comum e indica Umidade ou Fleuma, predominantemente Fleuma
Deslizante
Tem aparência gordurosa, nesse caso as papilas individuais não podem ser facilmente distinguidas, por estarem cobertas por fluído oleoso. Indica Umidade ou Fleuma, predominantemente Umidade
Borolenta
Parece espessa, coalhada, esfarelada parecida com “queijo cottage”, parece gordurosa e é por definição sem raiz. Indica Umidade ou Fleuma, mas em uma condição de deficiência do Yin do Estômago, com Calor Vazio. Pode ser  mais vista em idosos.


A língua é uma importante  ferramenta para avaliação em MTC, pois através dela podemos confirmar suspeitas com o decorrer de todo o processo de avaliação pois a língua não muda seu aspecto da noite para o dia, ela guarda segredos da saúde do corpo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário