segunda-feira, 11 de março de 2013


 Reflexologia
_______________________________________




_______________________________________

"Os pés: espelho do corpo."




O que é a Reflexologia?

A reflexologia é uma das formas mais populares de terapia alternativa,  que se utiliza do manuseio de áreas reflexas nos pés e nas mãos. Estas áreas tem relação direta à áreas correspondentes ao do corpo humano e tem com objetivo promover um relaxamento profundo, estimulando os processos curativos do corpo. Isso se dá pela melhor circulação do fluxo de energia vital, fortalecendo o sistema de defesa do organismo. 



Breve histórico:

Há relatos da prática da Reflexologia desde o Egito Antigo (cerca de 2500 a. C), aonde foram encontradas pinturas com imagens de pacientes recebendo tratamentos nas mãos e nos pés.


No século IV, um acupunturista chinês chamado dr. Ko Hung, observou que fazendo pressão com as mãos nas solas dos pés durante a sessão de acupuntura, a energia era liberada e a saúde melhorava.
Várias formas de Reflexologia foram desenvolvidas e praticadas na América, no Oriente Médio e no Extremo Oriente.
A Zonoterapia,  precursora da Reflexologia Moderna, surgiu através dos trabalhos do dr. William Fitzgerald, médico laringologista. Ele observou que indígenas tratavam suas dores utilizando-se de técnicas de pressionar pontos.
Hoje existem métodos como Rwo Shur, que é mais usado na Ásia e que visa a revitalização ao invés do relaxamento e até o método Ingham, que é a base da Reflexologia praticada em todo o mundo atualmente.
Com base em sua prática terapêutica, Eunice Ingham traçou mapas do corpo inteiro nas solas dos pés e também das mãos e trabalhava com a compressão dos dedos por toda área.

Ela sempre acreditou que essa técnica podia ajudar a suavizar os sofrimentos das pessoas e seu método baseia-se em:
- o pé direito apresenta os reflexos de órgãos, glândulas e outras partes do corpo que estão situados no lado direito do corpo, assim como o pé esquerdo, com seu respectivo lado anatomicamente.
- uma sensibilidade à pressão num determinado ponto do pé vai caracterizar uma desarmonia do órgão correspondente no corpo humano. Daí a necessidade de saber "ler" os reflexos para identificar o problema ou desajuste em determinada área. O tratamento promove mudanças ao corpo, diminuindo os sintomas  e também a sensibilidade dos próprios reflexos.
- trabalha-se sedando ou tonificando áreas reflexas conforme a observação e necessidade de uma determinada região da planta do pé ou da mão.

                                                      A abordagem holística:

Cura holística significa "tratamento da pessoa como um todo" - mente, corpo e espírito. Deve-se levar em conta o estado físico, emocional e o estilo de vida do indivíduo. Acredita que a doença seja resultado de um desequilíbrio do corpo, da mente e do espírito e que o tudo não poderá estar harmônico se um destes três aspectos não estiver em equilíbrio. A Reflexologia trabalha para restaurar exatamente este equilíbrio e estimular o poder curativo do corpo.

Importância da Reflexologia e o Stress:

Talvez, o maior benefício da Reflexologia seja o relaxamento. E o que é relaxamento senão o alívio do stress? Nos dias atuais, o stress é responsável por 70% das visitas aos médicos. Vejamos alguns casos de como o stress promove desarmonia no nosso corpo:
- arteriosclerose;
- pressão alta e dores de cabeça;
- diabetes;
- depressão e perda da memória;
- cistite;
- depressão do sistema imunológico;
- compressão das raízes nervosas: em decorrência de tensão nos músculos do pescoço e ombros.
- distúrbios digestivos;
- desequilíbrio do funcionamento das glândulas e hormônios.
- acúmulo de toxinas: o stress gera uma respiração mais superficial, o que ocasiona uma menor quantidade de oxigênio para abastecer as células.

Quem se beneficia com a Reflexologia ?

A Reflexologia pode ser aplicada na grande maioria das pessoas, desde crianças até idosos e apresenta excelentes resultados. 
Alguns exemplos de como a Reflexologia pode ser benéfica e abrangente:
- nas crianças, promove o relaxamento,  melhora a circulação nas áreas digestiva e intestinal, aliviando os incômodos provocados pela cólica.
- nos pacientes terminais,  há melhora da respiração com o relaxamento do diafragma e também, qdo se trabalha áreas específicas como a glândula pituirária, há liberação de endorfina, promovendo grande bem estar e alívio da dor.
- pacientes com câncer, através do relaxamento e estímulo do fluxo nervoso e sangüíneo e, consequentemente, melhora no sitema imunológico e equilíbrio hormonal.
- nas gestantes, é mais recomendado após o primeiro trimestre, mas é extremamente benéfico por promover uma grande sensação de bem-estar, no tratamento de dores nas costas, nas pernas, no nervo ciático, sem falar na ansiedade causada pela chegada do bebé.

Concluindo :

São infinitos os benefícios da Reflexologia, mas não se deve esquecer, assim de qualquer coisa, a importância do toque das mãos nessa terapia alternativa.  Vivemos num mundo aonde as pessoas são cada vez mais individualizadas, aonde a Era da Informática distanciou ainda mais as pessoas. O toque das mãos vem resgatar o carinho, o aconchego, o querer bem que muitas vezes não nos permitimos. Se dê de presente, pelo menos uma vez na vida, uma sessão de Reflexologia. Dê aos seus pés o valor e importância que eles merecem e os benefícios serão sentidos no momento exato do toque do terapeuta.
Cultivar a harmonia, este é o caminho para uma vida melhor e duradoura. A Reflexologia é uma ferramenta e uma alternativa para se alcançar este equilíbrio.




Bibliografia
GILLANDERS, Ann. Guia completo de Reflexologia. São Paulo: Pensamento, 2008.
KEET, Louise. A bíblia da Reflexologia. São Paulo: Pensamento, 2010.





Nenhum comentário:

Postar um comentário