sexta-feira, 1 de março de 2013

Quatro aspectos da relação Yin Yang


A Medicina Chinesa está sedimentada no conceito Yin- Yang e esta relação é muito estreita, como veremos a seguir.
Há quatro aspectos que clareiam esta relação do Yin-Yang:

1- OPOSIÇÃO = de acordo com a teoria Yin-Yang, tudo na natureza apresenta aspectos opostos, citaremos abaixo alguns exemplos de oposição:

Yang
Yin
Fogo
Água
Calor
Frio
Rubor
Palidez
Agitação
Quietude
Seco
Úmido
Duro
Macio
Excitação
Inibição
Rapidez
Lentidão
Não-substancial
Substancial
Transformação
Conservação
Mudança
Estocagem

 Para um bom diagnóstico em Medicina Tradicional Chinesa, entretanto, deve ficar claro que o Yin  e o Yang são estágios opostos relativos (não absoluto) e o equilíbrio desses dois princípios é responsável pela atividade fisiológica harmônica do corpo humano.
Não se pode falar que algo é totalmente "Yin" ou "Yang". Este princípio deve estar sempre inserido num contexto. Uma mesma coisa pode ser Yin como pode ser Yang, dependendo apenas do referencial.  Por exemplo, levando-se em consideração a consistência de um material: o plástico é Yin e a pedra é Yang. Porém o mesmo plástico é Yang em relação ao líquido, que é Yin.

2- INTERDEPENDÊNCIA = Yin e Yang são dependentes mutuamente. Isso é bem nítido quando observamos a fisiologia do organismo, aonde todos os processos são resultados da relação de oposição e de interdependência. Por exemplo: os órgãos Yin dependem das atividades dos órgãos Yang para a produção de Qi e Sangue (Xue) e os órgãos Yang dependem dos Yin, que liberam substâncias como Sangue (Xue) e Essência (Jing), estocados por eles.

3- CONSUMO MÚTUO DE YIN E YANG = Como a relação Yin-Yang é dinâmica, haverá sempre o consumo de uma substância quando a outra é utilizada e vice-versa.

Os gráficos abaixo mostram o consumo equilibrado de Yin (preto) e Yang (branco) e também o consumo causando desequilíbrio.  


a) equilíbrio de Yin-Yang


linha de equilíbrio





b) excesso Yin, causando Frio em Excesso (Frio Cheio)








c) excesso Yang, causando Calor por Excesso (Calor Cheio)









d) consumo Yang, causando Frio por Deficiência (Frio Vazio)








e) consumo Yin, causando Calor por Deficiência (Calor Vazio)








4- INTERTRANSFORMAÇÃO = A  oposição Yin e Yang não é absolutamente estática. Qualquer um dos dois, em determinada situação, pode se transformar no outro. Podemos observar estas transformações no nosso dia a dia como por exemplo, o consumo excessivo de álcool pode levar de um estado de euforia (Yang) a um estado de apatia (Yin). Essa tansformação rápida entre estes dois aspectos podem ser prejudiciais tanto ao físico como ao emocional.


Todos estes quatro aspectos estão presentes em nosso dia a dia, pois estamos em contante busca do equilíbrio Yin-Yang. Portanto, passamos do desequilíbrio ao equilíbrio todos os dias, o que determinará a saúde serão os hábitos de vida, alimentação, saúde emocional harmônicos, capazes de manter nosso Qi correto ou Zheng Qi forte.


_________________________________________________________________________

Referências

AUTEROCHE, B; NAVAILH, P. O Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei,1997.

MACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 2 ed. São Paulo: Roca, 2007.


Um comentário: