A cultura Oriental é milenar e tem por base a observação e a busca pelo equilíbrio entre Yin-Yang. Sendo assim, há muito tempo os chineses observaram que mudanças de clima e alimentação afetam os nossos órgãos internos de maneiras específicas.
A teoria dos 5 elementos retrata bem este link que existe entre as estações e os órgãos:
PRIMAVERA
|
Fígado – Vesícula Biliar
|
VERÃO
|
Coração – Intestino Delgado
|
FINAL DO VERÃO
|
Baço-Pâncreas – Estômago
|
OUTONO
|
Pulmões - Intestino Grosso
|
INVERNO
|
Rins – Bexiga
|
A partir deste princípio podemos entender que para cada estação, determinados alimentos irão estimular o Qi (força vital) a fluir através de órgãos (Zang Fu).
Este ciclo se repete todo ano e é por isso que nosso corpo tem a necessidade de receber alimentos diferentes e que estimulem o órgão em maior exposição, de acordo com a estação. Mesmo fora da estação esses alimentos tem poder curativo sobre órgãos sobrecarregados. Quando não nutrimos tal órgão, sofremos com baixa de imunidade, desânimo, falta de concentração, falta de disposição, sono não reparador e por aí vai.
Para exemplificar, temos os rins (de acordo com a tabela acima, é mais afetado no frio do inverno) que podem ser fortalecidos com a ingestão de feijão azuki.
Para saber melhor se a sua alimentação está te deixando em equilíbrio, observe as suas mudanças de humor, se apresenta vigor, fraqueza, lentidão, tontura... qualquer tipo de mudança no seu dia a dia pode ser um indício de que sua alimentação não está suprindo o que é realmente necessário para seus órgãos.
Reuniremos em nossas postagens receitas para cada estação, alimentos que irão fazer toda a diferença no seu dia, melhorando seu rendimento. E como a próxima estação será o Outono deixaremos aqui uma receita maravilhosa para te fazer sentir satisfeito.
Feijoada Vegetariana: Refeição do Outono
Ingredientes
1 xícara e meia de feijão preto
2 cenouras pequenas, picadas em rodelas grandes
1 batata baroa, picada em fatias diagonais grossas
250 gramas de Tofu, em cubos
1 beterraba pequena, picada em palitos
1 raiz de lótus, em cubos
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de óleo de canola
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de chá de sal marinho
Modo de Preparo
Coloque o feijão de molho por mais ou menos 6 horas. Lave-o e cozinhe-o na pressão por 25 minutos com louro.
Enquanto o feijão cozinha, pique os vegetais, tempere-os com óleo e o sal e coloque-os numa assadeira em uma camada apenas. Numa outra assadeira, coloque o tofu, também temperado com óleo e sal e leve ao forno.
Asse-os em forno quente por meia hora ou até o tofu ficar crocante.
Então, tire a pressão do feijão, abra a panela e misture os vegetais assados. Cubra com água e deixe-os cozinhar juntos, em fogo baixo, até a feijoada ficar cremosa.
Sirva com couve refogada e arroz integral fresquinho, boa refeição!!!