domingo, 17 de fevereiro de 2013

__ __Yin e ____ Yang

Hoje, o dia amanheceu com um sol lindo e céu claro, temperatura bem quente. Mais tarde entrará a noite, a temperatura cai e será momento de descansarmos.

Este é um ótimo exemplo para iniciarmos nosso assunto de hoje: Yin-Yang. 

Vamos observar a representação do Yin-Yang acima: um lado branco com um ponto preto e um lado preto com um ponto branco, encaixados um ao outro. Um termina quando se inicia o outro. 
Sendo assim, podemos entender que Yin-Yang é a reunião de duas polaridades opostas e complementares que existem em inter-relação e se influenciam de maneira recíproca, constante e contínua. Estas duas polaridades existem em toda a matéria, em todos os fenômenos e objetos no meio natural. 
Como observamos anteriormente, uma contém a Semente da outra. Esta Semente se desenvolve e se tranforma na outra. Logo, Yin contém a semente do Yang, por isso ele pode se transformar em Yang e vice-versa.
Portanto, a classificação de Yin-Yang para as coisas sempre será relativo, pelo fato de um poder se transformar no outro e por todos os fenômenos poderem se fragmentar ao infinito em subpartes de Yin-Yang. 
Exemplo: O dia é Yang, a noite é Yin, mas a manhã é Yang dentro do Yang, a tarde é Yin dentro do Yang, antes da meia noite é Yin dentro do Yin e depois da meia noite é Yang dentro do Yin.


Yin-Yang se expessam das seguintes maneiras:


Yin   
Yang
Noite
Dia
Terra
Céu
Interior
Exterior
Inércia
Movimento
Frio
Quente
Escuridão
Luminosidade
Descanso
Atividade
Lua
Sol
Direita
Esquerda
Oeste
Leste
Norte
Sul
Espaço
Tempo
Plano
Redondo
Material
Imaterial
Produz forma
Produz energia
Substancial
Não substancial
Matéria
Imaterial
Contração
Expansão
Descer
Subir



Yin-Yang: Estruturas corpóreas

      
Yin   
Yang   
Frente (tórax-abdome)
Costas
Corpo
Cabeça
Abaixo da cintura
Acima da cintura
Superfície antero-medial de membros
Superfície póstero-lateral de membros
Órgãos Yin
Órgãos Yang
Sangue, Fluídos corpóreos
Qi
Estrutura dos órgãos
Função dos órgãos
Qi nutritivo
Qi defensivo

O entendimento sobre a relação Yin-Yang é fundamental porque estes conceitos serão utilizados em todos os aspectos em Medicina Tradicional Chisesa: desde a realização de uma boa avaliação até o sucesso global do tratamento. 


_________________________________________________________________________________

Referências

AUTEROCHE, B; NAVAILH, P. O Diagnóstico na Medicina Chinesa. São Paulo: Andrei,1997.

MACIOCIA, G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 2 ed. São Paulo: Roca, 2007.

CHIA, M. Chi Nei Tsang: massagem dos órgãos internos e com a energia chi.3 ed. São Paulo: Cultrix, 2008.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Iniciando o Cultivo...



Este é um convite! Convidamos você a embarcar no mundo maravilhoso da vida saudável.

Neste mundo a Paz comanda o Espírito, o Alimento é um combustível indispensável… neste mundo você Respira de verdade e se conecta consigo mesmo no momento em que você achar mais adequado.

SEJA BEM VINDO!

Abordaremos neste blog assuntos relativos a Medicina Tradicional Chinesa, falaremos sobre alimentos, algumas receitas, exercícios e meditações para que você possa se encontrar cada vez mais com seu “EU” interior e consiga então alcançar um estado de Harmonia  pleno.

CURIOSIDADE:
Você sabia que o simples fato de você acordar cansado pode representar que a sua alimentação não está adequada? Que o alimento que você elegeu no dia anterior pode não ter suprido o seu organismo da maneira que deveria? Levante-se, pare de culpar sua cama e que tem trabalhado muito. Aprenda mais sobre você!!!!

 EMBARQUE NESSA VIAGEM!!

Boa Semana a todos,

Cristiane Ferreira e Simone Barros.